segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Estilos músicais e seus preconceitos

Bom, esses dias eu tava no msn de boa, de repente, chega aqueles seres que você conhecesse em algum jogo idiota, e que você adiciona, conversa, e esquece. O diálogo foi marromenos assim:

SER: Você não pode sair falando mal dos outros porque é rockeira!
EU: ãn?
SER: É NÃO PODE! AUEHAUEHUAHEUHA
____

*alguns segundos pra minha fúria subir até minha cabeça*. Sou meio estressada pra algumas coisas.. Mas tentei usar alguma educação pra pelo menos 1 vez, resolver alguma coisa..

____

EU: eu to falando mal de quem?
SER: sei la! mas não pode porque "se acha" a rockeira


____
vamos analisar: ele disse SEI LA
perdi o controle da situação. Não que eu me orgulhe de ser assim, mas enfim ..
_____

EU: fica de boa ai muleque, olha o que se fala .. num é pq eu gosto de rock que blá blá.. vai pra (algum lugar feio) .. baixaria total ..


_____________________________


Eu fiquei pensando depois..
O que as pessoas julgam serem "rockeiros"
Pra falar a verdade, eu não me considero isso. Sou uma pessoa que gosta de rock.
Não gosto desses rótulos, que levam a um certo tipo de "cada um fica com o seu tipo" o que leva a panelinhas..
E dentro desses "rockeiros" que dizem odiar funk, sertanejo, e que não querem ver Restart e seus fãns coloridos nem pintado de preto, me surge algo: se a maioria desses "rockeiros" pregam contro o preconceito (praticamente racial) o que estão fazendo, dizendo que eles são gays e afins?
Preconceito?! Certo?!

Ok, Giovana, e o que isso tem a ver com a conversa?
Conclui que para muitos, o estilo de música que você curte, define algumas características sua que na maioria das vezes, não pertencem a você, e que alguns acabam adotando (ou não), pra serem mais uma vez um em um milhão, ou o que chamamos de "poser".. Ou pra estar em algum grupo, que é o mais comum! 
Vou tentar fazer uma "lista" com o que as pessoas assimilam ser:

rock: drogados, revoltados e preconceituosos. Alguns acham que vendem suas almas, fazem pactos, só assistem filmes de terror. Que são cheios de piercings, tatuagens, que bebem, fumam, e que fazem sexo com qualquer um e andam de preto o dia inteiro.

coloridos e companhia: gays e aquelas meninas chatas e chiliquentas.

funk: putaria (desculpem o termo). Mulheres vulgares e homens tarados. Geralmente moram nas favelas e são traficantes.

black music e afins: Manos, drogados também, prostitutas, e até ladrões, dependendo da roupa que usam..

reggae: drogados e vagabundos
______________________

Enfim. O post aqui abriu espaço pra mais outros 58548 assuntos que podem (e vão, amém!?) ser discutidos no blog!
Mas o que eu quero falar hoje, apesar de toda essa enrolação é que:
Não é o estilo de música que vai definir o que você é! Assim como eu não gosto que torçam o nariz quando eu falo que gosto de rock, e já vão achando que sou satânica (no pior dos casos) não acho justo fazer o mesmo, com quem gosta de outras coisas!
Creio que não vai ser uma coisa que será resolvida. O preconceito está em todos os lugares.. Confesso que já chamei alguns meninos de viado e tal, mas enfim.. Eu to tentando e quero mudar!
Creio que na verdade, o que falta, é todos enxergarem que isso, também é um preconceito! E existe dentro da música!

Pretendo voltar pra falar mais sobre isso.. Vou fazer um falando desse "ódio" que os rockeiros tem a respeito dos outros generos..
E um falando sobre o rock, pra tentar ajudar a quebrar algumas coisas que não são verdade!


bjs ;*