sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

sobre veia artística e decepções

Desde que eu me entendo por gente, lembro do meu pai cantando. Ele caiu meio por acaso no mundo da música com 17 anos e continua até hoje, com seus cinquenta e alguma coisa.
Eu sei que isso pode não comprovar nada, mas acho que posso ter herdado esse lado artístico.

Incontáveis coisas que ele fazia e que me irritavam quando eu era pequena, posso entender hoje, desde a execução de elaborados solos de qualquer coisa (piano, baixo, bateria)  na minha coxa com seus dedos ou simplesmente ignorar descaradamente o que eu estava falando -importante ou não-, aumentar o som e em seguida me dizer: "VOCÊ OUVIU O SOM DESSE BUMBO? OLHA O TIMBRE DESSE PRATO!"

...

Quero confessar que uma das minhas poucas certezas é que sonho pertencer à música. Eu não me vejo fazendo outra coisa, não quero existir se eu não puder cantar.

Converso muito com um amigo meu que ama ser ator - mesmo não sendo - (assim como eu amo ser cantora, mesmo não sendo) de que essa tal  "veia artística" existe e como isso muda completamente a nossa visão de mundo, nos decepcionando por pouca coisa, por exemplo.
A decepção fácil e ser artista aparentemente não tem ligação, mas quero propor uma, relatando uma "experiência":
Ouvi recentemente uma nova música de uma banda que, particularmente, despedaçou meu coração e que não consigo mais parar de ouvir: Kings of Leon.
É incrível como essa coisa de música pulsa na gente: eu descobri que a amei assim que foi cantada a primeira sílaba da primeira frase.
Confesso que me assusto com esse 'poder' e acredito que só quem sente sabe o que é. Pernas amolecem, o corpo todo se arrepia, olhos se enchem de lágrimas. Adorei cada segundo de música, sem ao menos saber do que se tratava a letra.
Em poucos momentos, senti como se fosse a trilha sonora que quero pra minha vida, como se, pela primeira vez no mundo, conseguisse me juntar e entender quem eu sou. Por alguns minutos todas as vertentes das minhas personalidades se fundem.
Tudo isso, quando a música começou.

Acredito de todo o  meu coração que pessoas que se entregam de um jeito desses pra emoções provenientes de uma simples música, acabam desaguando feito uma gigante queda d'água pra qualquer possível sentimento relacionado a alguma pessoa.

E taí, a bendita decepção. Acho que as pessoas não fazem por mal, só se assustam com tudo ou simplesmente não entendem.

Mais uma vez, de mim pra mim



Não esquece disso, Giovana
é quem você é...

no final, eu não iria conseguir de qualquer jeito...